Menu

23°

Palmitinho - RS
24° max
19° min

Fechar

23°

Palmitinho - RS
24° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Vacinação poderá iniciar dia 20

    Distribuição inicia após aprovação da Anvisa e será proporcional, de acordo com grupos prioritários, para todo Brasil

    O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou para um grupo de prefeitos de todo o país na manhã desta quinta-feira, 14, que o início da vacinação contra o coronavírus vai ocorrer de forma simultânea a partir das 10h da próxima quarta-feira, 20.

    Pazuello apresentou um cronograma para os integrantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e apontou que, se aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas já começam a chegar aos Estados a partir de segunda-feira, 18. Só depois que todos os entes estiverem abastecidos é que o ministério dará a largada para a campanha.

    O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros já havia apresentado essa perspectiva no ínicio da semana. De acordco com ele, serão 5 milhões de pessoas vacinadas num primeiro momento. Até o fim do primeiro semestre, a intenção é imunizar 73 milhões de pessoas em todo o país, o equivalente a um terço dos brasileiros, dando prioridade aos grupos de risco.

    – A distribuição das doses vai começar imediatamente após a autorização da Anvisa e será simultânea e igualitária para todos os Estados – disse Medeiros.

    A vacinação, acontecerá nas mais de 38 mil salas de vacinas espalhadas em todo o país, as pessoas pertencentes aos grupos de risco serão convocadas a irem até as unidades de saúde para se imunizar e não será obrigatório a caderneta de vacina.

    Sobre a compra de agulhas e seringas Mederios salienta que essa aquisição sempre foi feita por Estados e Municípios.

    O calendário apresentado pelo ministro inclui um evento no Palácio do Planalto na terça-feira, 19, para marcar o início da campanha de vacinação. Um dia depois, na quarta-feira, deve ser iniciada oficialmente a campanha de imunização. No Rio Grande do Sul, entre 200 mil e 300 mil doses devem chegar entre segunda,18, e terça-feira, 19. A distribuição ocorre proporcionalmente de acordo com a população em grupo de risco de cada Estado.

    Sábado (16): deve sair autorização de uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford

    Segunda (18): doses devem chegar aos Estados

    Terça (19): lançamento oficial da vacinação em evento no Palácio do Planalto

    Quarta (20): início da vacinação em todo Brasil, às 10h

    None
    No Ar: Batidão da Chiru com Vilmar Luza 15:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Hashtag 91

    Marcinho San

    15:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Identidade Chiru

    Nelson Buzatto

    15:00 - 17:00

    FM
    107,9

    Batidão da Chiru

    Vilmar Luza

    15:00 - 17:00