Menu

15°

Palmitinho - RS
26° max
13° min

Fechar

15°

Palmitinho - RS
26° max
13° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Brasil confirma 2 casos atípicos de vaca louca

    O país mantém sua classificação de risco insignificante

    Dois casos atípicos da doença conhecida como 'mal da vaca louca' foram confirmados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento neste sábado. As ocorrências foram reconhecidas em frigoríficos de Nova Canaã do Norte, em Mato Grosso, e em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

    Como consequência, o governo brasileiro decidiu suspender, temporariamente, as exportações de carne bovina para a China. A decisão se dá em cumprimento ao protocolo sanitário firmado entre os dois países. 

    Segundo nota do Ministério, estes são o quarto e quinto casos atípicos registrados no país em mais de 23 anos de vigilância para a doença. O Brasil nunca registrou ocorrência de caso clássico de ‘vaca louca’

    O Ministério da Agricultura explica que os casos atípicos ocorrem de maneira espontânea e esporádica e não estão relacionados à ingestão de alimentos contaminados. 

    E esclarece que todas as ações sanitárias para diminuir os riscos foram concluídas antes mesmo da divulgação do resultado final pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal, que fica no Canadá.

    Uma vez que a ocorrência de casos atípicos de 'vaca louca' não são considerados pelo organismo internacional para mudança do status de risco do país, o Brasil mantém sua classificação de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos, segundo o Ministério da Agricultura.

    *Com informações Agência Brasil

    Daniela Vargas - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 06:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:30

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 06:00