Menu

15°

Palmitinho - RS
18° max
11° min

Fechar

15°

Palmitinho - RS
18° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Expointer 2026 aumenta número de expositores da agricultura familiar

    Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer 2026 contará com 509 empreendimentos e representantes de 218 municípios gaúchos

    O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou nesta quarta-feira, 6 de maio, o lançamento oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer 2026. O ato ocorreu durante a Feira Sabor Gaúcho – edição especial de Dia das Mães, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre.

    A próxima edição marcará a 27ª participação da agricultura familiar na Expointer e contará com 509 expositores. Deste total, 497 são empreendimentos gaúchos, além de cinco convidados de Minas Gerais e sete cozinhas voltadas à gastronomia regional.

    O número representa ampliação da presença da agricultura familiar na feira, considerada uma das principais vitrines do setor no Estado.

    O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Gustavo Paim, destacou que o foco do governo é fortalecer a qualidade e os resultados para os agricultores familiares. “Os números históricos da Expointer mostram a força e a relevância da agricultura familiar para o nosso Estado. Mais do que ampliar espaços, o nosso foco é garantir qualidade e resultado para quem está lá”, afirmou.

    O levantamento divulgado pela SDR mostra ainda que 69 empreendimentos possuem certificação orgânica, reforçando a presença de práticas sustentáveis no setor. A sucessão rural também aparece como destaque, com a participação de 265 jovens.

    Outro dado apresentado aponta o protagonismo feminino no meio rural: 179 empreendimentos confirmados para o pavilhão têm mulheres à frente das atividades.

    Segundo a SDR, representantes de 218 municípios gaúchos participarão do espaço, demonstrando a abrangência da agricultura familiar no Estado. O pavilhão é considerado um dos espaços mais visitados da feira, reunindo produtos coloniais, agroindustrializados e artesanais.

    Além da SDR, o Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado em parceria com a Fetag/RS, Fetraf/RS, Via Campesina, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA/RS) e Emater/RS-Ascar.

    A expectativa do governo estadual é de que a edição de 2026 mantenha o crescimento na comercialização de itens como registrado nos últimos anos, consolidando o espaço como vitrine da produção familiar e da identidade rural gaúcha.

    *Com informações Governo RS

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Em Pauta

    João Victor Cassol e Delfo de Souza

    09:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00