Menu

12°

Palmitinho - RS
16° max
11° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
16° max
11° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Inicia sexta turma de Aprendiz Cooperativo do Campo com jovens de Tiradentes do Sul

    Projeto é viabilizado por meio de intercooperação entre Cotricampo e CooperConcórdia

    Na última segunda-feira, 10 de junho, foi realizada a abertura das atividades da sexta turma inserida no programa Aprendiz Cooperativo do Campo, desenvolvido através de uma intercooperação entre Cotricampo e CooperConcórdia. 25 jovens que integram famílias que são associadas à Cotricampo e residem em propriedades rurais no município de Tiradentes do Sul, estarão realizando o curso, ao longo dos próximos 23 meses.

    O Aprendiz Cooperativo do Campo tem como objetivo estimular a permanência dos jovens em suas propriedades rurais, proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento de seu quadro social, promover a continuidade familiar profissionalizada, o empreendedorismo cooperativo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.

    Tiago Moroni de Souza, vice-presidente da CooperConcórdia, reforçou a importância do programa, que garante uma rotina de trabalho e de técnicas aos jovens participantes, “que visam um aperfeiçoamento das capacidades e competências de gestão de um negócio, a partir de sua propriedade, fortalecendo o desenvolvimento de toda a região”.

    – O investimento que a Cotricampo faz neste programa agrega muito valor ao seu associado. É uma iniciativa que buscar despertar no jovem uma visão diferenciada para o seu negócio, possibilitando que os pais abram espaço para os filhos também participarem da gestão da propriedade, trabalhando na prática aquilo que é ensinado em sala de aula–, complementa Tiago.

    Pelo menos 60 jovens demonstraram interesse em participar desta turma, em Tiradentes do Sul. Neste sentido, Emerson Borgmann, gerente da unidade de negócios da Cotricampo na localidade de Novo Planalto, reforçou o pedido para que os 25 jovens selecionados estejam empenhados ao longo do curso, aproveitando ao máximo esta oportunidade de trabalho e qualificação.

    Desde 2018, o Aprendiz Cooperativo do Campo já formou cinco turmas na área de atuação da Cotricampo: Campo Novo/Braga/Bom Progresso, Crissiumal, Redentora, São Martinho/Sede Nova e Três Passos, com aproximadamente 125 jovens qualificados. 

    Desde a concepção do programa, o Aprendiz Cooperativo do Campo já capacitou mais de 800 jovens, em 36 turmas, no âmbito de 11 cooperativas parceiras da iniciativa.

    O projeto 

    A proposta trabalha a partir de aulas teóricas em sala de aula (416 horas/aula), e atividades práticas supervisionadas na propriedade familiar de cada jovem (1.100 horas/aula), o que totaliza uma carga horária de 1.516 h/a em 23 meses de curso.

    Os 25 jovens que participam da turma em Tiradentes do Sul, acompanhados por seus pais, assinaram contrato de trabalho com a Cotricampo, o que garantirá o pagamento financeiro de uma bolsa incentivo mensal.

    As aulas teóricas, em Tiradentes do Sul, acontecem na Escola Estadual Cecília Meireles, na localidade de Novo Planalto, onde também está sediada a unidade Cotricampo no município.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00