Menu

26°

Palmitinho - RS
28° max
19° min

Fechar

26°

Palmitinho - RS
28° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Palmitinho auxilia agricultores atingidos por estiagem

    Perdas podem chegar a 80% em lavouras de milho

    A Administração Municipal de Palmitinho, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, está prestando auxílio as famílias atingidas pela estiagem que voltou a assolar a nossa região.

    Nas últimas semanas, equipes da secretaria tem priorizado os serviços de produção de silagem como forma de aproveitamento das lavouras de milho que tiveram a produção do grão comprometida pela falta de chuva. O atendimento as famílias também contam com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, da Emater/RS e da Defesa Civil Municipal.

    Conforme o Secretário, Cleber Luís Sponchiado, a Administração está destinando máquinas para auxiliar os produtores em uma força tarefa que visa evitar perdas ainda maiores nas propriedades. “Estamos intensificando o trabalho de construção de silo para estocagem de silagem, além de disponibilizar os três tratores disponíveis na secretaria para auxiliar os agricultores quem não possuem os maquinários para a produção da silagem”, destaca.

    De acordo com o Secretário, as ações também ocorrem com o transporte de água para propriedades afetadas com maior gravidade e que necessitam para o consumo humano e também para os animais, principalmente em pocilgas e aviários. “Nos próximos dias iremos definir, em conjunto com municípios vizinhos, as medidas a serem adotadas a fim de decretar emergência devido as grandes perdas registradas em nossas lavouras”, relata.

    Equipes da secretaria em um trabalho conjunto com a Emater/RS e a Defesa Civil Municipal, trabalham para levantar as perdas registradas nas propriedades e avaliar outras medidas para auxiliar os produtores atingidos. O levantamento preliminar aponta para perdas entre 60 a 70% na produção média do milho, mas pode chegar a 80% nas lavouras plantas a partir do mês de setembro.

    *Com informações Ascom Prefeitura de FW

    None
    No Ar: Sul Bandas com Vilmar Luza 17:00 - 19:00

    FM
    91,1

    Pra Hora do Mate

    Alex Nunes - O Barbicacho

    17:00 - 19:00

    FM
    104,3

    Happy Hour 104

    Douglas Biguelini

    17:00 - 19:00

    FM
    107,9

    Sul Bandas

    Vilmar Luza

    17:00 - 19:00