Menu

12°

Palmitinho - RS
17° max
9° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
17° max
9° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Primavera chega ao hemisfério sul com forte atuação do El Niño

    Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar os maiores acumulados

    A partir das 21h05 desta terça-feira, 22 de setembro, começa oficialmente a primavera no hemisfério Sul. Também conhecida como a estação das flores, a primavera 2026 será marcada por temperaturas acima da média, mudanças no regime de chuva e maior ocorrência de tempestades em diferentes áreas do país.

    O cenário primaveril será influenciado por forte atuação do fenômeno El Niño. A previsão da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) indica mais de 95% de probabilidade de um El Niño muito forte no trimestre formado por outubro, novembro e dezembro.

    O aquecimento progressivo da atmosfera deve favorecer ainda a ocorrência de ondas de calor e aumentar o contraste entre massas de ar quente e frentes frias, condição que pode provocar a formação rápida de tempestades severas.

    Previsão para as Regiões 

    Na Região Sul, há a possibilidade de chuva forte, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar os maiores acumulados, que podem superar a média histórica do trimestre em até 200 milímetros.

    Saiba mais sobre o El Niño e as ações para mitigar os efeitos do fenômeno:

    Efeitos do El Niño na região já são visíveis, mas período intenso ainda está por vir, diz meteorologista

    Governo federal investe mais de R$ 1,3 bilhão para reduzir os impactos climáticos do El Niño

    Ministério da Saúde anuncia medidas regionais para prevenir efeitos do El Niño

    *Informações CNN

    Beatriz Vieira - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Em Pauta

    João Victor Cassol e Delfo de Souza

    09:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00